Esse curso, na minha opinião, falou sobre percepção, entender o quanto nossa atenção “ligada” pode transformar o mundo. Quanto recebemos de informação diariamente e não paramos para ouvir, ver, sentir – só querendo responder.
Aprendi o quanto a natureza e mesmo o ambiente ao redor podem nos mostrar, nós fazemos parte dessa troca e podemos também contribuir, criar um lugar mais amoroso, mais bonito. Somos uma composição com os elementos da natureza, vivemos num processo de transformação.
Simpoiese é uma re-conexão com a natureza, com a terra e com nossos campos de lembranças e memórias antigas. Tudo isso me trouxe mais corporalidade, novas ideias, experiências, ajudou a ampliar minha visão e buscar outras possibilidades. Para mim, esses são os Diálogos Circulares, processos que equilibram a vida e que podem ser facilmente utilizados no dia a dia, no trabalho, no estudo e até no descanso.
Silmara Lanza – biografia
Silmara Dutra Lanza, engenheira eletrônica de formação, casada, mãe de dois filhos. Trabalhei por 20 anos em Processamento e Dados e atualmente trabalho com Praticas Integrativas: Constelação Sistêmica, Psicologia Positiva, PNL e novos estudos em Traumas.
Iniciei a primeira formação em Constelação em 2017 com Cátia Monari e a segunda logo após em 2018 com Gil Mori. O conhecimento sobre a Constelação Sistêmica, para mim, trouxe luz a processos internos, expansão da minha percepção e maneira de sentir o mundo. Considero a Constelação uma excelente ferramenta de autoconhecimento que nos ensina sobretudo a olhar os sistemas familiares sem críticas ou julgamentos. Nos ajuda a perceber cada pessoa à frente de sua própria história, o que possibilita um rápido trabalho terapêutico com desafios pessoais, traumas, problemas familiares e amorosos, além de questões financeiras e de trabalho. Participo de grupos de estudo buscando levar esse conhecimento para que mais pessoas possam atingir o equilíbrio e a paz que desejam.